sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Desiderata


"Ouça, enfim, a sabedoria do sábio: “Siga placidamente no meio do barulho e da pressa e lembre-se da paz que se encontra no silêncio. Tanto quanto possível, sem se humilhar, viva bem com todas as pessoas. Fale a sua verdade, clara e mansamente. E escute os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes; eles também têm uma história para contar.

Evite as pessoas escandalosas e agressivas; elas afligem o espírito. Se você se comparar com outros, pode se tornar vaidoso ou amargo, pois sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você. Viva intensamente seus ideais e o que você já conseguiu realizar. Mantenha-se interessado em sua carreira, por mais humilde que seja; ela é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos. Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Mas não deixe que isso venha a cegá-lo para a presença da virtude; muitas pessoas lutam por grandes ideais, e em todos os lugares a vida é cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Sobretudo não finja afeição. Nem seja cínico quanto ao amor; pois, diante de toda aridez e de todo o desencanto, ele é tão perene quanto a relva. Aceite delicadamente o conselho dos anos, renunciando graciosamente às coisas da juventude. Cultive a força do espírito para proteger-se em caso de inesperado infortúnio. Mas não se desgaste com temores imaginários. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão.

Ao lado de uma disciplina saudável, seja gentil consigo mesmo. Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas; você tem direito a estar aqui. E, quer você entenda, quer não, o universo está se desenrolando como deveria. Portanto, fique em paz com Deus, seja qual for a forma como você o concebe. E, quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na confusão ruidosa da vida, mantenha a paz em sua alma. A despeito de todas as fraudes, enganações e sonhos perdidos, este ainda é um mundo belo. Seja alegre. Esforce-se para ser feliz."

Max Ehrmann


"E manipular um ser humano é o maior crime que alguém pode cometer."

Osho, em "Osho Todos os dias"


Autenticidade



E quando no meu peito nasce um impulso vital, de ser completamente autêntica e verdadeira com o que sinto, nada me pode conter ou parar. E rompo barreiras, indiferente ao que me rodeia, torno-me Eu, sem medo nem reservas, sentindo unicamente o Amor que vibra em mim, e o meu coração a crescer a cada vez que me permito agir pela sua lei. A lei do Amor Puro.

domingo, 21 de outubro de 2012

Novas rotinas

Acordar, tomar banho, meditar, tomar o pequeno almoço… Em pouco tempo, meditar, tornou-se parte da minha rotina matinal, e é já algo fundamental no meu dia. Um escorregar para dentro de mim mesma, um encontro com o meu Puro Eu, um Despertar que me liga a todo o Cosmos, à Energia do Amor. E assim, o dia é mais autêntico, mais desperto, mais consciente e eu, mais serena, mais profundamente ligada a mim e ao Todo.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saudades? Não...



Há pouco uma colega veio ter comigo, e disse-me que tinha encontrado umas fotos minhas de há 7 anos atrás. E de repente sai-se com aquela expressão de quem já não tem 20 anos, e que sente que a vida lhe foge “ai que saudades!“
E eu, só penso que aquele tempo está tão distante de mim, que me parece uma outra vida, da qual apenas me lembro de pequenos retalhos, imagens de uma outra Ana, memórias dispersas de uma pessoa que não existe mais em mim. E digo “saudades??? Não, não tenho” E apercebo-me uma vez mais, da mudança do meu discurso, e da mudança em mim.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Meditação é renúncia

"A meditação é um modo de renunciar ao ego. Meditação é renúncia, a própria essência da renúncia.
Normalmente nos apegamos ao ego: de todas as maneiras possíveis tentamos comprová-lo. Meditar significa desistir de satisfazer o ego, abandoná-lo. Não estamos mais interessados em comprovar o ego, porque vemos a falsidade dele e todo o absurdo da coisa.

Ver o ego nos permite abandoná-lo; ver a futilidade e a amargura que ele nos traz faz abandoná-lo – e imediatamente ocorre uma transformação.
Sempre que você se esvazia do ego, algo provindo do além entra, preenche imediatamente seu vácuo interior. Essa entrada súbita de energia vinda do além é Deus. A meditação abre o caminho para a entrada do que vem do além.

Mas somos tão cheios de nós mesmos que continuamos perdidos. Temos de nos esvaziar totalmente, é necessário um esforço completo, que não seja frio ou desinteressado, porque, se restar uma parte ínfima do ego, ela já será suficiente para nos manter afastados do além.

O ego tem de ser abandonado totalmente, o vazio tem de ser total, para que não haja mais barreiras e o convidado possa entrar. O vazio se torna o anfitrião de Deus – não há outro modo de conhecer Deus."
Osho, em "Meditações Para o Dia"


domingo, 14 de outubro de 2012

"Éramos dois cubos de gelo que a luz do sol derreteu; agora somos a mesma água viva."

Paulo Coelho - O Aleph

Já não volto...



Mar revolto


Mar selvagem, revolto, contudo indiferente. Indiferente a quem entra e quem sai, a quem lá fica, morre, se esconde, chora, sorri, ama ou se purifica nas suas águas. Segue o seu ritmo impassível e imperturbável.
Assim tento que seja o meu interior, indiferente ao vai e vem, às perturbações externas, mantendo-o estável e em paz. Mesmo quando parece que cá dentro se ouve o rugido das ondas, com força para quebrar todas as barreiras,respiro fundo e sigo, confiante e serena, sabendo que toda essa força está dentro de mim para ser usada, em Amor.

Nem sempre sei para onde vou, nem  qual será o meu abrigo, ou se vou sequer conseguir manter-me em segurança. Mas sei sempre porque viro costas e vou embora.


Sentada na areia, sinto a vibração da Mãe Terra dentro de mim. E fico em mim, não me detenho em nada fora de mim. Sou infinita!