sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"Já te puseste no lugar dela?"

Fazendo uma análise da minha vida percebo que durante imenso tempo, sofri com a tristeza que poderia estar a causar alguém. Sofri quando era criança e os meus pais ficavam tristes comigo, sofri quando deixei de amar e fiz sofrer quem ainda me amava, sofri quando vi lágrimas a correr na cara das pessoas de quem gostava.
Foram anos e anos em que sempre me coloquei no lugar dos outros, e que por isso deixei de fazer imensas coisas que queria. Unicamente, para não fazer sofrer ninguém.

Hoje em dia já consigo perceber que muitas vezes, há decisões que temos que tomar, que não podem ser adiadas ou alteradas porque nos colocamos no lugar dos outros e tomamos as suas dores. Há decisões que fazem sofrer os outros sim, mas que fazem parte do nosso caminho, fazem parte da luta pela nossa própria felicidade.
Colocar-me no lugar dos outros… Sim continuo a fazê-lo, mas confesso que se o fizesse sempre, como o fiz durante tantos anos, desistiria de fazer coisas que faço, desistiria de pessoas que quero na minha vida, desistiria por vezes de tentar ser feliz. 

Temos que respeitar os outros, não magoar ninguém gratuitamente, temos que ser íntegros e bondosos, mas não podemos entender tanto os outros, ao ponto de boicotarmos a nossa vida e a nossa natureza, para que não sofram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário