terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Meditação do Amor Universal ou Metta Bhavana


Esta é uma das formas mais antigas de meditação budista. A prática ajuda-nos a cultivar sentimentos positivos em relação a nós mesmos e aos outros, por forma a sermos mais calmos, gentis, compassivos e receptivos.
Esta prática começa por concentrarmos a nossa atenção no coração, e enviarmos sentimentos de amor e aceitação para nós mesmos. Podemos interiormente, utilizar as expressões “que eu esteja bem. Que eu seja feliz. Que eu viva em paz e harmonia.”
Calmamente, vamos pensando em pessoas que amamos muito, e enviamos amor para elas, utilizando as mesmas expressões. E vamos alargando o nosso círculo de amor, a pessoas conhecidas, pessoas que nos sejam neutras, pessoas que nos incomodam, pessoas de quem não gostamos, e por fim a todas as pessoas do mundo, até criamos um gigantesco círculo de amor que envolva todo o planeta.
Podemos imaginar uma luz rosa e dourada que sai do nosso coração e “atinge” as pessoas, ou podemos simplesmente sentir o amor a chegar a toda a gente. “Que todos estejam bem. Que todos sejam felizes. Que todos vivam em paz e harmonia.”
Esta meditação é para mim muito poderosa. Enviar amor, faz-nos encher o nosso coração com mais amor. Normalmente termino a prática, inundada de bem-estar interior, paz e felicidade.
Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário