terça-feira, 8 de maio de 2012

Liberdade


Muitas vezes se ouve falar sobre liberdade, sobre o que é e como se vive. Ausência de regras, de limites, de prisões… etc. Durante muito tempo também achei que liberdade, era não ter que dar contas a ninguém, era não ter imposições de ninguém, era viver sem amarras.
Hoje decorridas já algumas aprendizagens, percebi que a liberdade é um estado interior.  Liberdade é uma paz em mim e na minha relação com o mundo e com os outros, liberdade é não necessidade. Não necessidade de ter mais bens, não necessidade de ganhar mais dinheiro, não necessidade de obter sucesso ou prestigio, não necessidade de agradar, não necessidade de corresponder a qualquer expectativa, não necessidade de estar noutro sitio que não o sitio onde estou, não necessidade que me apreciem ou que me aprovem... E no entanto, tudo isso pode surgir na minha vida, e certamente sentirei mais contentamento, mas não existe a necessidade disso, para estar em paz e feliz. E acreditem essa é maior, e a mais esmagadora sensação de liberdade que podemos sentir.
E quanto mais nos sentirmos livres, mais conseguimos amar incondicionalmente os outros e a nós mesmos, mais conseguimos dar, e sem querermos, mais iremos receber, dos outros e do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário