O Budismo ajuda-nos a entender como podemos ter uma vida com menos sofrimento e isso, para mim é muito importante, porque nada depende de um deus castigador, ou benevolente, de bom ou mau humor, depende de mim. O sofrimento existe. Esta é a primeira nobre verdade do Budismo.
A segunda é a da causa do sofrimento. E para os budista, todo o sofrimento advém do apego. Da ganância que gera um desejo desmedido, e insatisfação.
A terceira nobre verdade, diz-nos que é possível a cessação do sofrimento, se suprimirmos o apego, a ganância e a ignorância das nossas vidas.
E por fim a quarta nobre verdade que nos mostra no caminho que leva à cessação do sofrimento. O nobre caminho óctuplo, ou o caminho do meio.
Este caminho consiste em:
- Compreensão Correta. Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são.
- Pensamento Correto. Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa e da aversão a prejudicar os outros.
- Palavra Correta. Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas.
- Ação Correta. Abster-se de matar, roubar e ter conduta sexual indevida.
- Meio de Vida Correto. Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como tráfico de drogas ou matança de animais.
- Esforço Correto. Praticar autodisciplina para obter o controle da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.
- Plena Atenção Correta. Desenvolver completa consciência de todas as acções do corpo, fala e mente para evitar actos insanos.
- Concentração Correta. Obter serenidade mental e sabedoria para compreender o significado integral das Quatro Nobres Verdades.
Só depende de nós, sofrermos mais ou menos, libertarmo-nos das amarras e atingirmos um estado de paz.
O Budismo coloca a enfâse no ser humano. Cada um é responsável por si, não há destinos, não há castigos por pecar, porque não há pecado. Somos todos iguais no sofrimento, e todos conseguimos atingir a iluminação. Assim haja perseverança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário