quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

As quatro nobres verdades



O Budismo ajuda-nos a entender como podemos ter uma vida com menos sofrimento e isso, para mim é muito importante, porque nada depende de um deus castigador, ou benevolente, de bom ou mau humor, depende de mim. O sofrimento existe. Esta é a primeira nobre verdade do Budismo.
A segunda é a da causa do sofrimento. E para os budista, todo o sofrimento advém do apego. Da ganância que gera um desejo desmedido, e  insatisfação.
A terceira nobre verdade, diz-nos que é possível a cessação do sofrimento, se suprimirmos o apego, a ganância e a ignorância das nossas vidas.
E por fim a quarta nobre verdade que nos mostra no caminho que leva à cessação do sofrimento. O nobre caminho óctuplo, ou o caminho do meio.
Este caminho consiste em:

  1. Compreensão Correta. Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são.
  2. Pensamento Correto. Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa e da aversão a prejudicar os outros.
  3. Palavra Correta. Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas.
  4. Ação Correta. Abster-se de matar, roubar e ter conduta sexual indevida.
  5. Meio de Vida Correto. Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como tráfico de drogas ou matança de animais.
  6. Esforço Correto. Praticar autodisciplina para obter o controle da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.
  7. Plena Atenção Correta. Desenvolver completa consciência de todas as acções do corpo, fala e mente para evitar actos insanos.
  8. Concentração Correta. Obter serenidade mental e sabedoria para compreender o significado integral das Quatro Nobres Verdades.
Só depende de nós, sofrermos mais ou menos, libertarmo-nos das amarras e atingirmos um estado de paz.
O Budismo coloca a enfâse no ser humano. Cada um é responsável por si, não há destinos, não há castigos por pecar, porque não há pecado. Somos todos iguais no sofrimento, e todos conseguimos atingir a iluminação. Assim haja perseverança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário